NUTRIÇÃO

ESPINAFRE AUXILIA NOS RESULTADOS  (NUTRIÇÃO) escrito em sábado 28 março 2009 17:50

       Um estudo elaborado por cientistas da Universidade de Rutgers, no estado americano de Nova Jersey, apontou que o consumo de espinafres pode influenciar na velocidade de crescimentos dos músculos, assim como ajudar pessoas com quilinhos a mais a perder peso.

       Os pesquisadores retiram esteróides presentes nas folhas da verdura e o colocaram em contato com tecidos musculares humanos. Ficou constatado que a substância acelera o aumento da musculatura em até 20%.

       Para confirmar a teoria, os estudiosos fizeram os testes em ratos de laboratório e resultado apresentado foi o mesmo, já que também houve crescimento. A pesquisa foi publicada na revista especializada New Scientist. Segundo os especialistas, os compostos orgânicos agem diretamente sobre as proteínas presentes nos músculos, acelerando seu aumento.

      Entretanto, quem deseja aumentar sua massa muscular não deve se animar tanto. De acordo com as pesquisas, para obter os efeitos de crescimentos é preciso comer, no mínimo, um quilo de espinafre por dia.
Portanto, é indispensável o consumo de proteínas e caboidratos para atingir maior volume de massa muscular.
O estudo também comprova que o consumo da verdura ajuda a perder peso, ao diminuir processamento da digestão de gordura em nosso organismo e estender a sensação de plena satisfação do apetite.
MBPress - Nutrição - 08/05/2008
permalink

MAÇÃ FAZ BEM AO CORAÇÃO!  (NUTRIÇÃO) escrito em quarta 25 março 2009 16:36

      Pesquisadores franceses descobriram que a maçã, assim como seu suco, tem substâncias protetoras do sistema cardíaco e, por isso, podem melhorar a saúde e o funcionamento do coração.
      O estudo foi feito por cientistas da Universidade de Montpelier, na França, em roedores, que receberam doses de sucos de uva e de maçã. Ao ser digerido, o líquido se transforma em compostos fenólicos e antioxidantes, diminuindo o estresse oxidativo e aterosclerose.
      Os testes mostraram que ao aplicar antioxidantes em artérias com altos níveis de colesterol, a substância diminui o ´´endurecimento´´ desses vasos sangüíneos, ajudando na prevenção de doenças ligadas ao sistema cardiovascular, principalmente a aterosclerose, enfermidade que bloqueia a passagens de oxigênio e outros compostos por esses locais do corpo.
      Esses bloqueios podem ser fatais quando as artérias obstruídas são ligadas ao coração ou ao cérebro, pois esses órgãos resistem poucos minutos sem oxigênio.

MBPress - Saúde - 05/05/2008

permalink

FRUTAS E LEGUMES PREVINEM DOENÇAS ESTOMACAIS  (NUTRIÇÃO) escrito em quarta 25 março 2009 16:31

      Comer diariamente frutas e legumes como espinafre, beterraba e alface, pode prevenir o estômago de doenças como úlcera e gastrite. A afirmação é de um grupo de cientista da Universidade de Uppsala, na Suécia.
      Segundo eles, esses alimentos são ricos em nitratos, que quando em contato com bactérias presentes na boca se transformam em nitritos, sendo modificados mais uma vez para óxidos nítricos, ao se encontrarem com o suco gástrico.
      Esses óxidos ativam e estimulam uma série de compostos que protegem a membrana mucosa do estômago. Os pesquisadores também alertaram para o uso de produtos de higiene bucal, como os enxaguantes, que matam as bactérias presentes na cavidade oral, impossibilitando essa conversão dos nitritos, que ajudam o estômago
.

      Lembre-se da importância em se fazer uma alimentação balanceada, equilibrando as porções de carboidratos (de 55 a 60%), proteínas (25 a 30%) e gorduras (10 a 15%).
      As frutas e legumes conferem à dieta vitaminas e sais minerais, indispensáveis à saúde do nosso organismo.
Os dados são do MBPress - Nutrição de 12/05/2008

permalink